sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hurricane

">
Há 1 ano comprei o cd Desire do Bob Dylan, e a primeira música do álbum me fazia voltar e escutá-la de novo e novamente... e nem sabia a história que contava. Agora que sei gosto mais ainda.

Tiros de revólver ressoam na noite dentro do bar (Pistol shot ring out in ballrom night.)assim começa a música Hurricane de Bob Dylan, uma música de poucos acordes e muito tempo. Mas é o tempo necessário para contar a história de um boxeador que foi condenado a prisão perpétua por um crime que não cometeu, a única semelhança com o verdadeiro criminoso era eles serem negros.

Tal fato ocorreu nos Estados Unidos quando as revoltas raciais cresciam e o clima já não estava muito bom. Um Júri feito somente por brancos condenou “Hurricane” sem grandes provas, apenas por um testemunho que afirmou ser o boxeador o cara que atirou no bar naquela noite.

Testemunhas falaram que os assassinos eram negros e saíram num carro branco, nesse mesmo dia Rubin Carter (Hurricane) andava de carro com seus amigos, e como sempre foi abordado pela polícia: “não tinha ideia do tipo de merda que estava para baixar/ quando um tira o fez parar no acostamento/ igual à vez anterior e a vez antes dessa”.
(Had no idea what kinda shit was about to go down/When a cop pulled him over to the side of the road/Just like the time before and the time before that.)

Rubin Carter mandou sua biografia para Bob Dylan sabendo que o cantor era engajado nos assuntos raciais, e baseado nessa história o cara que apresentou a maconha aos Beatles escreveu essa música muito foda.

Patty Valentine nome que aparece na música realmente existiu, e ela processou Bob Dylan por usar o nome dela sem autorização e indevidamente, mas um processo injusto, já que foi ela que quis apontar o dedo para o primeiro negro que apareceu na sua frente, incriminando-o.

Bello e Bradley, dois bandidos que assaltavam na região, foram as testemunhas que colocaram Rubin Carter na cadeia, duas pessoas muito confiáveis que com certeza falaram a verdade, pois eram bandidos brancos.

Toda essa história está muito mais bem contada pelo Bob Dylan do que por mim

Ah... e só eu acho o Bob Dylan parecido com Adam Sandler?


* Falando em Hurricane, ouçam também a música do Hellbenders, vale a pena. www.myspace.com/hellbendersbr

Um comentário:

  1. o adam sandler parece mais com o bob do que o jakob dylan... rs

    ResponderExcluir